Warning: mysqli_connect() [function.mysqli-connect]: (HY000/2003): Can't connect to MySQL server on 'hpspin.com.br' (111) in /home/storage/2/20/63/hpspin1/public_html/hpspin_v2/visitas.inc on line 10

Warning: mysqli_query() expects parameter 1 to be mysqli, boolean given in /home/storage/2/20/63/hpspin1/public_html/hpspin_v2/visitas.inc on line 13

Warning: mysqli_close() expects parameter 1 to be mysqli, boolean given in /home/storage/2/20/63/hpspin1/public_html/hpspin_v2/visitas.inc on line 14
HP.Spin
HOME PROJETOS PROGRAMAÇÃO


Aqui estão listados alguns projetos e experiências em programação de microcontroladores PIC da Microchip que desejo compartilhar

Ao contrário de muitos outros sites que tenho visitado que têm pretenção de veicular conteúdo técnico, tudo aqui é grátis, sem necessidade de se cadastrar, como era a proposta original da Internet antes de se transformar em zona comercial e de interesse midiático. Assim, espero estar contribuindo com uma infinidade de pessoas que desejam obter informações sobre esse assunto.

Deixo claro que o estudo e aplicação de microcontroladores PIC são, para mim, apenas um hobby e todos os projetos aqui apresentados foram desenvolvidos por curiosidade, com enfase na linguagem assembler dessa família de microprocessadores.

A parte de programação de todos os projetos apresentados foram desenvolvidos na plataforma Windows/XP. Não posso garantir que softwares de terceiros como MPLAB, Eagle CadSoft, ,ICProg e outros mais, funcionem corretamente em plataformas mais novas como Windows 7, 8 ou 10.

Na parte eletrônica, alguns circuitos foram montados e testados em protoboard e outros em placas PCB.


Teclado PS/2 com Microcontroladores PIC

Usando um teclado PS/2 para entrada de dados num projeto com microcontroladores PIC.


Teclado Serial com Controle Remoto

Com um controle remoto de TV é possível fazer um teclado serial para entrada de dados no seu projeto.


LCD gráfico padrão KS0108

LCD Gráfico Padrão KS0108.
Aprenda o básico para implementar um LCD gráfico padrão KS0108 em seu projeto.


PROGRAMADOR ICSP

O programador ICSP é um circuito para programação de porta serial de baixo custo, construido com poucos componentes e não necessita de alimentação externa.


PROGRAMADOR ICSP COM FONTE

Este programador ICSP, com fonte de alimentação, permite programar usando portas seriais que não fornecem níveis de tensões adequados para acionar o pino de programação do PIC (Vpp).


PROGRAMADOR USB

Este é um programador de porta USB de fácil execução e que funciona perfeitamente.
É um programador de baixo custo, construido com poucos componentes e não necessita de alimentação externa.


PROGRAMADOR JDM2

Um programador PIC tipo JDM para porta serial, de baixíssimo custo e montado com componentes usados. Este programador deve ser usado com o programa Winpic.


MINUTERIA DIGITAL

Este relógio digital, baseado no chip PIC18F4520, permite programar o acionamento e o desacionamento de uma carga externa de até 220 Volts.


Conexão de LCD ao PIC

Como conectar e operar um LCD padrão Hitachi HD44780 ao seu microcontrolador PIC de maneira direta, usando funções escritas em assembler e macro instruções especialmente desenvolvidas para essa finalidade.


LCD SERIAL COM SHIFT REGISTER

Este projeto usa um shift register CMOS 4015 ou TTL 74LS164 para permitir que o PIC envie comandos e dados a um LCD alfanumérico usando apenas duas portas de I/O do microcontrolador.


WEB SERVER NO PIC18F4620

Este é um projeto simplificado que mostra como montar um servidor de web com o Stack TCP/IP embarcado num PIC18F4620 sem usar EEPROM externa para guardar suas páginas.


Relógio com RTC DS1302 e display de 7 Segmentos

Relógio digital controlado pelo RTC DS1302 e display quadruplo de 7 segmentos.


COMUNICAÇÃO PIC-PC

Este é o projeto de uma interface que permite a comunicação entre o PIC e o PC através da porta serial usando um circuito integrado MAX232 para fazer a conversão dos sinais entre a porta serial do PC e a USART do PIC.


BREAKOUT USB-SERIAL

Quando conectado a uma porta USB do PC, este circuito simula uma porta serial COMx para comunicação com dispositivos seriais externos.


MAIS PROJETOS

   NodeMCU ESP8266 com Micropython   

O NodeMCU ESP8266 é uma placa contendo um microcontrolador ESP8266 que já possui WiFi embutido, pronto para desenvolver projetos de IOT (Internet Of Things). O NodeMCU pode ser utilizado com linguagem C sob a IDE do Arduino mas ele permite a utilização da linguagem Micropython, uma variante do Python, que facilita muito o desenvolvimento. Saiba mais.


   Acessando uma memória RAM externa   

O uso de uma memória RAM externa pode ser justificado se pensarmos que há projetos em que é necessário usar muito mais memória do que a disponível na RAM do microcontrolador para armazenar dados resultantes de cálculos, tabelas ou strings de caracteres e, quando isso acontece, só temos duas opções... Saiba mais.


   Comunicação usando a interface SPI   

Alguns microcontroladores possuem o módulo MSSP (Master Synchronous Serial Port), uma interface serial sincrona de 8 bits que serve para a comunicação com outros periféricos ou outros microcontroladores. O módulo MSSP pode se comunicar no modo I2C (Inter-Integrated Circuit) e também no modo SPI (Serial Peripheral Interface) que será explicado aqui... Saiba mais.


   Multiplexação de 2 Displays de 7 Segmentos   

Normalmente, quando se deseja trabalhar com displays de 7 segmentos, utiliza-se um circuito driver decodificador de números em formato BCD para 7 segmentos. Neste projeto veremos como conectar ao PIC dois displays de 7 segmentos usando um shift register 74LS164N para multiplexá-los através de processo serial... Saiba mais.


   USB e Bootloader   

Alguns microcontroladores da família 18F como o PIC18F4550 possuem porta de comunicação USB para facilitar a comunincação entre o PC e o microcontrolador. Uma das opções é usar a porta USB para gravar o programa no microcontrolador usando um bootloader, programa que fica residente no próprio microcontrolador e permite que o programa de aplicação seja gravado sem a necessidade de um programador de porta serial convencional. Essa experiência tem o objetivo de mostrar como instalar um bootloader no PIC18F4550... Saiba mais.


   Construindo e Usando Bibliotecas de Funções   

As funções de biblioteca são usadas para facilitar a programação pois, uma vez desenvolvidas, podem ser armazenadas em arquivos especiais chamados bibliotecas e usados nos seus projetos quando necessário. As funções de bibliotecas são largamente usadas em linguagens de programação como o C, C++, C# e outras. Felizmente o MPLAB permite criar funções de biblioteca para serem usadas em nossos programas... Saiba mais.


   Relógio de Tempo Real DS1302   

Um relógio de tempo real ou RTC permite que aplicações que necessitem adiquirir informações de data e hora possam obtê-las de um circuito externo sem que seja necessário criar um código específico para isso. Aqui, em particular, falaremos sobre relógio de tempo real fornecido peli integrado DS1302... Saiba mais.


   Driver de SD Card para família PIC18F   

Os SD Cards têm grande capacidade de memória e são ideais para serem usados em circuitos de coleta de dados. A programação em linguagem assembler desses dispositivos é complexa e entediante, assim, para resolver esse problema, o driver proposto aqui permite usar funções simples para ler e gravar esses dispositivos... Saiba mais.


   Níveis de Interrupções na Família 18F   

Os microcontroladores da família 18F como o PIC18F4550 permitem usar níveis de prioridade de interrupções onde uma interrupção de alta prioridade pode interromper uma de baixa prioridade... Saiba mais.


   Leitura e gravação de EPROM 93C66   

Às vezes, em determinados circuitos, se torna necessário armazenar dados para que possam ser recuperados posteriormente ou para alimentar aplicativos como planilhas e outros programas no PC ou para que o próprio circuito volte a funcionar adequadamente quando for religado... Saiba mais.



HPSpin

Desde 04 de Março de 2010

Ultima versão: Outubro de 2019